Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Revisões Antigas (IRSM, Buraco Negro, Buraco Verde, Teto, etc.)
Revisão - Benefícios Não Programáveis
Configurações iniciais dos cálculos de Revisão de Benefícios Não-Programáveis com DIB a partir de 29/11/1999
Configurações iniciais dos cálculos de Revisão de Benefícios Não-Programáveis com DIB a partir de 29/11/1999

Veja como realizar as Configurações iniciais dos cálculos de Revisão de Benefícios Não-Programáveis com DIB a partir de 29/11/1999 no CJ.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Se a DIB do Benefício é a partir de 29/11/1999, as opções são iguais a do cálculo de Concessão.

No campo Nome do cálculo é onde você criará uma forma de identificar esse cálculo facilmente. Aqui vão algumas dicas de como nomear seu cálculo e poupar seu tempo no futuro.

Bons nomes identificam o cálculo, como Análise do Auxílio-Doença ou Pensão por morte revisada do INSS. Já nomes ruins são aqueles onde precisa abrir o cálculo para saber do que se trata, como Cálculo 2 ou Cálculo do Juliano.

A Data de início do benefício (DIB) é um dos campos mais importantes do cálculo. Ela será preponderante para diversos aspectos, então muito cuidado ao preencher esse campo! A DIB normalmente é a mesma da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Deverá ser escolhida a Espécie de benefício (o programa diferencia os Benefícios antes e depois da Reforma - EC/103 de 2019). Como exemplos temos: Aposentadoria por Incapacidade Permanente, Auxílio-Doença, Salário Maternidade, Pensão por Morte, Amparo Assistencial (LOAS), Auxílio Acidente ou Auxílio Reclusão

No campo Número do Benefício (NB), informe o número que identifica o processo administrativo e o benefício previdenciário no INSS. Ele é criado no momento do protocolo administrativo. Ele não é um campo de preenchimento obrigatório.

Na pergunta É benefício derivado?, você informará se o benefício foi gerado a partir de outro (como uma aposentadoria por invalidez que deriva de um auxílio doença) ou não. Temos um artigo específico tratando sobre como preencher o benefício originário. Clique aqui para acessar.

Marque as outras opções do cálculo que forem mais adequadas ao pedido que deseja efetuar, e clique em Gerar cálculo para iniciar.

Respondeu à sua pergunta?