Você vai aprender como é fácil calcular uma Revisão dos valores do PASEP no Cálculo Jurídico!

Após selecionar o cliente, clique em “Novo Cálculo” no canto direito. Na opção “Que tipo de cálculo deseja realizar cálculo você quer?” selecione “Civil”.

Em seguida, na opção “Ações de Revisão de PASEP”, clique em "Selecionar". O cálculo vai ser criado imediatamente!

Você também pode criar o seu cálculo através do menu esquerdo "Cálculos" depois clicando em "Novo cálculo" no canto superior direito, buscando um cliente já existente ou cadastrando um cliente novo.

Aparecerá essa aba:

Clique na opção “Ações de Revisão do PASEP”. O cálculo vai ser criado imediatamente!

Configurações Iniciais

Na parte de nome, escolha um título apropriado para o cálculo, como “Revisão do PASEP”. Será necessário inserir a data de zeramento da conta (quando ela foi finalizada) e o índice para atualização do PASEP.

Há quatro opções disponíveis para atualização (o ícone “i” azul mostra a diferença entre cada uma delas). As duas últimas opções discutem sobre expurgos (situações em que não se aplicou um indexador ou o índice usado foi insuficiente).

Preenchimento dos Valores

No passo seguinte, será necessário adicionar os valores da conta. É possível fazer isso apertando no botão “Editar Valores” como apertando na palavra “Adicione”.

Se for feita a adição de valores e você deseja prosseguir com o cálculo em outro momento, é só clicar em “Editar Valores” para adicionar/editar as informações de acordo com a necessidade. Certifique-se de apertar no botão azul “Calcular Resultado” se tiver importado valores e deseja retornar depois.

Você pode adicionar os valores para o cálculo por duas formas, seja preenchendo as parcelas uma a uma ou importando valores que estão em um documento de texto ou planilha:

Ao preencher cada parcela, é necessário colocar a Data, Rubrica (ou Histórico - HIST) e Valor conforme o extrato. A opção do canto direito (símbolo de proibido) serve para marcar parcelas que não devem ser consideradas para o cálculo (isso deve ser analisado para cada cliente).

Selecionado o botão de “Importação rápida”, é possível colar valores que estejam em outros documentos, o programa mostra as informações necessárias para fazer da forma correta e no fim é só apertar no botão “Importar”.

Dicas para o cálculo

Não inclua valores que tenham as siglas SAN/SANT (Saldo Anterior) e SAT/SATU (Saldo Atualizado). Essa é a atualização do saldo feita pelo Banco do Brasil (BB) na conta, mas o cálculo vai usar as informações das outras rubricas para fazer a devida atualização dos valores.

A Rubrica 8006 - (Valorização de Cotas) não pode ser a primeira do cálculo, por mais que o Saldo esteja zerado antes dela na Microficha. Já que para ter a Distribuição dessas Cotas, é necessário ter um Saldo Positivo.

Notamos que as Microfichas são bem heterogêneas, então em alguns casos é preciso atenção para verificar alguns detalhes. Confira se aparece essa Rubrica nessa Data: 01/07/1994 - 1016 Plano Real (ela é usada para atualizar e converter para Real o saldo).

Veja se aparece também essa Rubrica, ela costuma ser aplicada nos cálculos:

16/08/1989 - 6015 Eliminação Cruzado - Lei 7738 no valor de 0,01 (positivo).

Recomendamos ler a Cartilha para leitura de microfichas, disponibilizada pelo BB: https://www.bb.com.br/docs/portal/pub/Cartilha-Leitura-de-Microficha-2020.pdfEla explica como fazer a interpretação das informações contidas nas microfichas, mostrando o que significa cada ponto do cabeçalho.

Tenha cuidado ao lançar os valores, é comum que os valores venham repetidos nas microfichas a serem pedidas no BB (valores até 1999), e às vezes podem estar em moedas diferentes. Assim é melhor lançar na primeira vez que a rubrica aparecer, já que a chance estar na moeda da época é maior (o programa já atualiza e converte as moedas).

Para os valores lançados até 1999, confira no final se há um sinal de + ou -. Sendo de mais, o valor é positivo para o cliente e de menos, é negativo (nesse caso digite o sinal de “-” antes de inserir o valor). Para os valores a partir de 1999, o extrato mostra a letra “C” de crédito para os valores positivos e “D” para os negativos.

O Resultado é mostrado de forma simplificada, e no Relatório em PDF você verá todas informações que precisar, como a metodologia do calculo, expurgos e índices utilizados. Consulte mais informações no item de informação (seta vermelha) e no Resultado em PDF (seta em azul).

O resultado esperado para o cálculo é um valor que fique no máximo em dezenas de milhares de reais. Se o cálculo mostra um Resultado fora disso, como R$ 1.545.232,75 ou até mais, é porque falta alguma informação (que pode não estar na Microficha) ou algo foi inserido de forma incorreta.

Quer ver um tutorial da Revisão do PASEP em vídeo? Clique aqui.

Encontrou sua resposta?