Agora o CJ te dá duas opções de como criar um novo cálculo de Liquidação:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo, no canto superior direito da página, e preencha o nome do cliente para o qual deseja atribuir o cálculo. Se preferir, criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Liquidação de sentença.

O próximo passo é informar as Configurações iniciais do cálculo de liquidação.

Preencha cada campo dessa tela, lembrando que os campos que estiverem marcados com um asterisco (*) são considerados obrigatórios.

Você poderá obter as informações sobre cada campo na sentença, ou nos cálculos já apresentados pela Contadoria ou INSS.

Clicando na opção Tem honorários sucumbenciais?, uma nova janela se abrirá, onde serão inseridos os dados para o cálculo desse item.

Após inseridos todos os dados, clique em Gerar Cálculo.

Você será enviado à nova tela do cálculo de Liquidação, onde poderá inserir os benefícios devidos e recebidos.

Na aba 1 Liquidação de sentença, você poderá verificar que existe um campo chamado Comece adicionando ao menos um benefício devido. Abaixo dele, existe um botão com o nome Adicionar benefício devido.

Benefícios devidos são os que o seu cliente deveria estar recebendo, e foram concedidos através da sentença.

Após adicionar um benefício devido, o campo para Adicionar benefícios recebidos aparecerá.

Benefícios recebidos são aqueles que o seu cliente já recebeu no curso da demanda.

O preenchimento é similar ao do benefício devido, com a diferença que o primeiro campo a ser respondido é se o benefício foi Recebido por tutela antecipada.

Preenchidos os dados dos benefícios devidos e recebidos, o campo Resultado será disponibilizado. Nele você poderá identificar o valor da liquidação, dos honorários, o devido ao autor, além das diferenças a receber.

Na aba 2 Honorários contratuais, será possível calcular com precisão os valores a receber com base no contrato de honorários feito com seu cliente. Basta informar a porcentagem e selecionar:

Sobre a diferença corrigida para calcular os seus honorários sobre o valor total da liquidação (RPV ou Precatório).

Sobre todo o valor devido para calcular seus honorários sobre o proveito econômico da ação para o seu cliente, sem descontar as parcelas já recebidas durante o processo judicial.

Clicando em Salvar, você terá o resultado rapidinho!

A última aba do cálculo de Liquidação é a 3 RPV/Precatório. É bem simples de efetuar esse cálculo: apenas insira a Data do pagamento do Precatório ou do RPV, e o índice de juros que foi arbitrado, e pronto!

Se você tiver interesse em saber mais, te indico o Guia de Liquidação de Sentença, que está no Blog do CJ, ele tem vários detalhes que vão te ajudar. 😉

Artigos Relacionados:

Encontrou sua resposta?