Aposentadorias (Benefícios Programáveis)

Para calcular aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, professor, pra pessoa com deficiência, rural e especial.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

No CJ, você pode realizar cálculos bem completos de um jeito simples e rápido.

Os cálculos são realizados por etapas interligadas entre si. Por isso, em apenas um cálculo de Concessão você pode calcular Tempo de Contribuição + RMI + Planejamento Previdenciário + Valor da Causa. 😊

Pra criar o seu cálculo de Concessão de um Benefício Programável, você tem duas opções super simples. São elas:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção Concessão/Planejamento Previdenciário.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo no canto superior direito da página. Escolha a opção Concessão/Planejamento Previdenciário e depois, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Obs: pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.

Configurações iniciais:

Com o cálculo já aberto, o próximo passo é informar as Configurações iniciais.

Pra isso, na pergunta “Para qual tipo de benefício?”, selecione a opção Aposentadorias (Benefícios Programáveis). 👍

Nesse momento, você vai precisar preencher os dados que vão ser solicitados e, na sequência, selecionar as opções de cálculo de acordo com o caso que você está analisando.

Em seguida, clique em Gerar cálculo.

Tudo certo até aqui?

Períodos:

Então vamos para o próximo passo: cadastrar os Períodos de Contribuição.

Assim, primeiramente, na aba Períodos, você pode tanto importar os dados de um CNIS como adicionar essas informações manualmente.

Clicando na opção de “Importar Períodos”, a seguinte janela aparecerá:

Na opção "Quais dados importar", se deixar a opção "períodos" e "salários" selecionados, o programa vai importar os dois juntos.

Se você preferir adicionar somente os períodos, é só tirar a opção de adicionar os salários de contribuição, conforme indicado abaixo:

Atenção! Se o seu cálculo é apenas uma simulação do tempo de contribuição, você pode utilizar a opção Adicionar manualmente. Depois de inserido todos os períodos de contribuição, é hora de conferir se colocou tudo certinho.

Salários:

Seguindo pro próximo passo, é necessário preencher os salários de contribuição do seu cliente. Pra isso, é só selecionar a aba Salários e importar o CNIS ou preencher manualmente os valores que se adequem à realidade do seu cliente.

Clicando em "Importar salários", vai aparecer a janela abaixo:


Caso você já tenha importado os períodos na aba "períodos", é só desmarcar a opção, e deixar selecionado apenas "salários".

Depois de configurar essa janela, é só clicar em "Salvar".

Benefícios Recebidos:


Se houver um benefício recebido, você pode inserir as informações sobre ele no campo Benefícios Recebidos:

Resultado:

Preenchido tudo certinho, é hora de seguir para a aba Resultado. A partir desse momento é possível obter três modelos de resultado: análise por data, espécies de benefício e análise de requisitos.

Análise por Data:

Na primeira aba disponível, chamada Análise por Data, há duas tabelas propostas para análise: uma contendo informações de análise até a DIB e outra com análise após a DIB.

Cada uma delas possui análises bem específicas, incluindo a descrição de cada espécie de benefício disponível para concessão, datas previstas para aposentadoria do seu cliente, um planejamento rápido com valores referentes à RMI, ROI e o investimento a ser realizado até a data prevista de forma simulada.

Além disso, é possível visualizar nessa aba o tempo de contribuição, carência, idade na DIB inserida e eventuais pontos desse cliente:

Espécies de benefícios:

Na próxima aba chamada Espécies de benefícios você conseguirá visualizar com tranquilidade os benefícios e os seus requisitos de cada espécie previdenciária.

O CJ irá mostrar as espécies de aposentadoria que já tiveram seus requisitos cumpridos, bem como uma data prevista para as espécies de aposentadoria cujos requisitos estiverem incompletos.

Caso em que os requisitos do benefício foram totalmente cumpridos:

Caso em que os requisitos do benefício não foram cumpridos:

Pra saber mais sobre a data prevista da aposentadoria, clique aqui.

Quando os requisitos para espécie estiverem completinhos, todos os campos da caixinha do benefício ficarão verdinhos e será possível visualizar todos os dados dessa espécie, como tempo de contribuição, idade, carência e o valor da RMI desse cliente.

Agora basta você analisar as espécies de benefícios e encontrar as que possuem os requisitos completos ou aquelas que têm a RMI mais benéfica pra o seu cliente. Veja que, no primeiro benefício acima, há um botão “Calcular melhor RMI”, para verificar a RMI conforme disposto no artigo 26, §6º da EC 103/2019.


Direito Adquirido:

Ah, e o cálculo de concessão de benefícios programáveis tem mais uma função super legal, que está disponível na aba Direito Adquirido.

No campo DIBs passadas, você pode comparar quando os benefícios tiveram seus requisitos cumpridos, e também qual a RMI mais vantajosa pro seu cliente.

Planejamento Previdenciário:

Já na aba Planejamento Previdenciário, o programa insere um período de contribuição simulado desde a DIB original do cálculo até a DIB futura em questão. Esse período considera o tipo de contribuição que você escolheu na opção “Espécie de benefício”.

Se você quiser saber um pouquinho mais sobre o planejamento previdenciário, é só clicar aqui: DIBs no futuro. 😉

Valor da causa:

Se precisar calcular o Valor da Causa, é só acessar a aba Valor da causa, identificar o benefício desejado, e clicar em Calcular valor da causa para este benefício.

Após clicar nessa opção, abrirá uma janela em que será possível preencher a data do cálculo e as informações do Benefício Devido.

O valor desse benefício pode ser a RMI que o CJ calculou, ou ainda outro valor de RMI que você tenha e deseje aplicar no caso. O valor devido ao seu cliente será calculado desde a DIB até a data do cálculo.

Prontinho! Basta analisar quais das demais opções melhor se encaixam ao seu cliente, e seu cálculo está finalizado!

Quer assistir esse tutorial em vídeo sobre os cálculos de concessão? É só clicar no botão abaixo:

Respondeu à sua pergunta?