Muitas vezes você não tem um documento compatível com a importação, pode ser um documento escaneado ou uma imagem de microficha, ou você tem informações de salários que não constam no CNIS e precisa complementar o seu cálculo. Nesses casos dá pra preencher manualmente.

Preencher os salários manualmente pode ser trabalhoso e demorado. Por isso fizemos uma interface e atalhos espertos para facilitar esse trabalho, caso você precise.

Na página de edição em "RMI > Salários de contribuição" clique no ano que deseja abrir para preencher salários.

Exemplo

Atalhos de teclado

Descendo e subindo: Para descer e subir de um salário para outro, você pode usar os direcionais do seu teclado (flechinha pra baixo e pra cima) ou pode usar a tecla tab para descer e Shift+Tab para voltar.

Copiando valor pro campo seguinte: Se o campo selecionado estiver preenchido e o campo de baixo estiver vazio, quando você apertar na flecha para baixo, o valor atual será copiado para o campo que estava vazio. Esse atalho ajuda muito no preenchimento de vários salários iguais.

Obs: Se o campo estiver com 0,00 consideramos que ele está vazio. Se você quer ir descendo pelos campos vazios sem copiar o valor, use Tab

Salvando para continuar preenchendo: Se você apertar a tecla Ctrl e a tecla "s" simultaneamente (Ctrl + s), o formulário será salvo e você pode continuar trabalhando. Para preenchimentos demorados isso é muito bom para você não perder o seu trabalho.

Trocando salário primário com secundário: Se a opção "Calcular a RMI secundária" estiver marcada, os campos da RMI secundária vão aparecer. Muitas vezes é necessário trocar o salário principal inserido com o secundário. Neste caso é bem tranquilo, você pode clicar no ícone pra trocar, ou apertar Alt e flechinha pro lado (Alt + →) ou (Alt + ←) e os salários vão ser trocados. Moleza, né?

Se você quiser saber mais detalhes sobre a RMI secundária, temos um artigo aqui no Guia Prático bem legal, pra ler é só clicar aqui > RMI Concomitante

Depois que você terminar de preencher, clique no botão de Salvar, lá embaixo, no fim do formulário ou aperte Ctrl+s para salvar.

Com os salários salvos, você pode ver quais foram considerados nessa mesma seção "RMI > Salários de contribuição".

Pra saber como preencher os salários de contribuição através da importação do CNIS, clique aqui > Importar os salários de contribuição de um PDF do CNIS ou de uma planilha

Encontrou sua resposta?