Para que seu cálculo fique perfeito é importante preencher cuidadosamente os campos do CJ.

Algumas vezes você pode ficar em dúvida sobre onde encontrar as informações importantes para o seu cálculo, então listei pra você algumas fontes de dados importantes para conhecer melhor o histórico do seu cliente:

CNIS O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) apresenta o histórico de contribuições, salários e benefícios recebidos pelo seu cliente. O CNIS contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, as remunerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979. Você pode ler mais sobre como retirar o CNIS pelo novo portal do INSS sem cadsenha aqui: como retirar o CNIS. Lembre-se: alguns períodos não constam no CNIS, é importante ficar atento caso esse seja o caso do seu cliente.

Carta de Concessão A carta de concessão é um documento que tem por finalidade informar você e seu cliente sobre a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Processo Administrativo Alguns dados solicitados pontualmente pelo CJ, como por exemplo o número de contribuições acima do menor teto, normalmente pode ser encontrados no processo administrativo.

INFBEN O INFBEN é um documento que traz as informações completas do benefício previdenciário do seu cliente e pode ser encontrado no portal do INSS.

CTPS e Entrevista Analisar a CTPS e realizar uma boa entrevista é essencial. Elas são fontes de dados importantes e podem ajudar muito a esclarecer dúvidas sobre o seu cliente. O CJ oferece um curso incrível sobre atendimento previdenciário, com muitas dicas sobre como realizar uma boa entrevista. Você já deu uma olhada? Você pode encontrar ele dentro do CJ, dentro do próprio programa na área de cursos, acessando a boia no canto superior direito.

 

 

 

 

Encontrou sua resposta?